quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Geek de saltos altos

O mundo da informática é, ainda hoje, um mundo predominantemente masculino. Em particular na profissão de programador, continua a haver praticamente só homens.
Esta particularidade não tem mudado muito, no entanto, já não se vê tanto aquele típico informático de aspeto descuidado, roupas mal combinadas, pouco dados à socialização...

Como diz o Ricardo Araújo Pereira aqui, pelo minuto 2:30, os informáticos agora parecem mesmo pessoas!

Talvez pela projeção que esta área tem tido, pelo grau de aceitação no mundo de trabalho e pela frequência com que agora vemos informáticos nos mais varíadíssimos locais de trabalho, esta classe de profissionais se tenha visto obrigada a mudar.

É curioso ver como as pessoas que conheci quando entrei para a faculdade, à uns anitos, que na altura eram desleixadas e só queriam era saber de computadores, têm vindo a cuidar cada vez mais do seu aspeto e a melhorar o seu comportamento "em sociedade".

Aos poucos, também vamos vendo algumas mulheres a enveredar pelos caminhos da informática. Na altura contavam-se pelos dedos de uma mão as colegas que eu tinha e, no que toca à apresentação, também deixavam muito a desejar. Em todo o caso, penso que ainda vai demorar muito até estar este mundo estar mais equilibrado no que toca ao género.

Eu sempre quis fazer dos computadores a minha vida e sempre me habituei a ver-me rodeada de geeks, mas nunca me tinha considerado uma, até hoje à hora de almoço em que, numa daquelas conversas tipicamente surreais entre o pessoal da equipa, alguém me diz: És mesmo uma geek! Uma geek de saltos altos!

Ainda não sei se considere um elogio ou nao, mas devo concordar que saio um bocado da norma e, mais do que isso, confesso que gosto de ser assim diferente! Adoro a expressão de confusão que, às vezes, as pessoas fazem quando digo que sou programadora!

Verdade seja dita, quando vemos uma mulher de saltos bem altos e um sheath dress (aprendi recentemente a designação do vestido que falei aqui), a última coisa em que pensamos é que ela se interessa muitíssimo mais pelas novidades do mundo da informática do que do mundo da moda!

1 comentário: